TONOMETRIA

A Tonometria é um exame que permite a medida da pressão intra-ocular. É fundamental para o diagnóstico e acompanhamento do paciente com Glaucoma.

Apesar de simples, sua realização nas consultas é muito importante, indolor e extremamente rápida, sendo realizada em menos de 2 minutos em ambos os olhos.
Medidas da pressão intra-ocular são consideradas dentro dos parâmetros normais quando aferidas entre valores de 10 a 20mmHg.

Alguns pacientes não causam dano ao nervo óptico com medidas pressóricas acima de 20mmHg (os chamados Hipertensos Oculares). Outros causam dano ao nervo óptico mesmo apresentando medidas pressóricas abaixo de 20mmHg (os chamados com “Glaucoma de Pressão Normal”).

A pressão intra-ocular é o principal fator de risco para o Glaucoma e a redução da PIO é o único tratamento cientificamente comprovado capaz de conter a evolução da doença. Portanto, a medida precisa da PIO é importante para o diagnóstico e acompanhamento do paciente glaucomatoso.

O aparelho pode ser de não contacto (sopro) ou de aplanação acoplado ao aparelho (lâmpada de fenda).

O aparelho de sopro tem uma zona onde a pessoa apoia o queixo e de seguida o médico alinha o feixe de luz. É enviado um sopro de ar para o olho que permite medir a alteração da luz na córnea durante o sopro.

O de aplanação mede a força que é necessária para achatar determinada zona da córnea. O tonômetro tem uma zona onde a pessoa encaixa a testa e o queixo, e depois o médico ajusta a luz do aparelho até ao olho. O olho é previamente anestesiado com gotas de colírio, em seguida é regulada a tensão do aparelho e executa-se as medições.

Como é feito

O médico posiciona um pequeno aparelho chamado tonômetro diretamente no globo ocular do paciente. O aparelho é encostado no olho para medir a pressão ocular.

Preparo

Necessita aplicação de colírio anestésico e de um colírio contendo fluoresceína (corante amarelo) alguns minutos antes da realização. Em crianças, deve ser feito sob anestesia.

Valores de referência

Considera-se como valores de referência para normalidade a medida da tonometria entre 10 mmHg e 20/22 mmHg.

* Marque uma consulta (27) 3763-2225 ou 99686-2225 e avalie seu caso clínico.