CIRURGIA DE PTERÍGIO

A Cirurgia para Remoção do Pterígio é realizada em ambiente cirúrgico ambulatorial, sem necessidade de internação e com o uso de anestesia local. O Pterígio é a formação de um tecido fibrovascular sobre a superfície dos olhos que costuma crescer sobre a córnea. Também conhecido popularmente como ‘carne crescida nos olhos’, ele já foi muito confundido com a Catarata.

A Cirurgia

Antigamente, a chance do pterígio ‘crescer’ novamente após a sua remoção era muito grande. Hoje, no entanto, com a aplicação de técnica cirúrgica moderna, as taxas de recorrência diminuíram consideravelmente. Uma dessas novas técnicas consiste na confecção de um transplante de conjuntiva do próprio paciente. Este transplante é fixado com fios de sutura no local onde foi retirado o Pterígio.

Também há alternativas para o uso de pontos na Cirurgia do Pterígio. O uso de cola biológica (selante de fibrina) é um avanço recente. Sua utilização dispensa ou diminui a necessidade do uso de fios de sutura para a fixação do transplante conjuntival, não sendo necessária a retirada de pontos no pós-operatório. Dentre as vantagens relacionadas ao uso de cola biológica destacam-se ainda a diminuição do tempo de cirurgia e o maior conforto do paciente após o procedimento.

* Marque uma consulta (27) 3763-2225 ou 99686-2225 e avalie seu caso clínico.