CIRURGIA DE CATARATA

O tratamento da CATARATA é essencialmente cirúrgico e consiste na remoção do cristalino com catarata.
Atualmente, as técnicas estão mais modernas e seguras, garantindo uma recuperação extremamente rápida. O Dr. Rodrigo Castro utiliza a moderna técnica de Facoemulsificação. Com esta técnica, todo o cristalino é aspirado através de uma microincisão (de um a três milímetros), aumentando a segurança do procedimento. O cristalino é, então, removido e substituído por uma lente intra-ocular. A CIRURGIA DE CATARATA com a microincisão permite uma recuperação da visão quase imediata, sem a necessidade de pontos.

Quando a catarata deve ser operada?

Antigamente era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada, para a realização da cirurgia. Hoje em dia, com as modernas técnicas e aparelhos, a recomendação consensual é que a cirurgia seja indicada nas fases iniciais da catarata, pois o procedimento torna-se muito mais rápido, fácil e seguro. Além disso, o tempo de recuperação é menor quando a CIRURGIA DE CATARATA é realizada nos estágios iniciais. Portanto, o recomendável é que a cirurgia seja realizada logo que os primeiros sintomas apareçam e interfiram na qualidade de vida do paciente.

É necessário internação?

O paciente chega andando para a CIRURGIA DE CATARATA e sai andando no mesmo dia. Não há necessidade de internação.

Como é feita a anestesia? A cirurgia dói?

A CIRURGIA DE CATARATA é realizada com anestesia tópica (realizada através de colírios) acompanhada de sedação por médico anestesista. Os pacientes ficam completamente confortáveis durante todo o procedimento.

Quanto tempo leva a cirurgia?

A CIRURGIA DE CATARATA leva em média 15 minutos.

Quanto tempo após a CIRURGIA DE CATARATA o paciente pode retornar às suas atividades normais?

Os pacientes podem retornar às suas atividades profissionais em poucos dias. Toda a medicação pós-operatória é à base de colírios. Ao restabelecer a visão, a CIRURGIA DE CATARATA proporciona aos pacientes maior independência, retorno às atividades que dependiam de uma boa visão e mais qualidade de vida.

A catarata pode voltar?

Após realizada a CIRURGIA DE CATARATA, o paciente fica definitivamente livre da catarata.

Existe a possibilidade de abandonar o uso dos óculos após a CIRURGIA DE CATARATA?

Sim, existe! Implantando uma das lentes intra-oculares que proporcionam independência dos óculos.

Por que implantar uma lente intra-ocular?

Após a remoção do cristalino opacificado (catarata), uma lente intra-ocular deverá ser implantada para que seja retomada a nitidez da visão. É muito importante que seja implantada uma lente de alta qualidade, para que além de segurança, o paciente tenha uma ótima visão. O Dr. Rodrigo Castro faz uso de lente intra-ocular dobrável e de alta qualidade, permitindo que a mesma seja implantada no olho através de um microorifício e resulte numa visão de alta definição.

O implante da Lente Intra-ocular é permanente?

A lente implantada no olho tem duração permanente, não necessitando ser substituída com o tempo. Por isso é necessário que seja a melhor lente intra-ocular existente no momento.

<* Marque uma consulta (27) 3763-2225 ou 99686-2225 e avalie seu caso clínico.