CIRURGIA DE CALÁZIO

A Cirurgia ou Exerese de Calázio é o último recurso no tratamento da doença. Trata-se de uma pequena intervenção cirúrgica. A operação é rápida, dura de 5 a 10 minutos, e é efetuada sob anestesia local. A Cirurgia de Calázio não deixa cicatriz, em geral é efetuada pela parte interna da pálpebra. Seu tempo de recuperação é curto e os pacientes voltam à atividade normal um dia depois.

O calázio é um pequeno quisto ou nódulo, tipicamente entre 2 e 8 mm, cheio de líquido, com um aspecto de “inchaço ou caroço na pálpebra” (veja foto superior), frequentemente confundido com terçol. A diferença é que, ao contrário do que acontece com o terçol, o calázio não surge em decorrência de uma infecção. Pode desenvolver-se na pálpebra inferior ou na pálpebra superior, embora seja mais frequente na superior e pode afetar apenas um olho ou os dois olhos.

O calázio no olho é uma doença frequente e muitas vezes desaparece espontaneamente (sem qualquer intervenção). Não é uma doença maligna e não é contagiosa. De um modo geral, o calázio nos olhos não é perigoso e não afeta a visão, pois o nódulo não é suficientemente grande para distorcer a superfície ocular e causar redução da acuidade visual. Contudo, em determinadas circunstâncias a visão pode ser afetada se a tumefação for considerável.

Causas

Diferentemente do terçol, a causa de calázio não é uma infecção bacteriana. Ele é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio, responsável pela produção de secreção sebácea (um líquido muito fino e oleoso que lubrifica o olho) e que fica situada nas pálpebras superior e inferior, imediatamente atrás dos cílios. A inflamação nessa glândula causa uma obstrução no duto que permite a saída da secreção. Com a obstrução, a lesão permanece na pálpebra sob a forma de um granuloma, que aumentará de tamanho quando a secreção produzida pela glândula não conseguir ser eliminada. Essa obstrução leva à formação de um nódulo na pálpebra: o calázio.

Sintomas

A evolução de um calázio é muito parecida com a de terçol. A pálpebra geralmente fica:

  • Sensível
  • Vermelha
  • Inchada e quente

Em seguida, conforme a secreção sebácea permanecer presa, a inflamação levará a formação de um nódulo que caracteriza o calázio.

* Marque uma consulta (27) 3763-2225 ou 99686-2225 e avalie seu caso clínico.